panoramah!

Brenne Architekten: White Conferences FAUP

Joana Rocha on Abril 20, 2022

 

Os arquitetos Winfried Brenne e Fabien Brenne, do atelier de arquitetura alemão Brenne Architekten vão marcar presença na FAUP no dia 21 de abril, pelas 18h30. No âmbito das Conferências Brancas: Matéria, esta conferência esteve inicialmente agendada para 3 de novembro de 2021, integrada no evento “Mário Bonito. 100 anos”, não tendo sido realizado por constrangimentos associados à COVID-19.

Sob o princípio de que “The existing fabric of a building is a resource of inestimable value. Preserving it should always take priority over new building work”, o atelier Brenne Architekten vem a construir, há mais de 40 anos, uma carreira exemplar no restauro e na promoção do Movimento Moderno, atuando tanto na construção em contextos preexistentes como na reabilitação de edifícios Modernistas e do Moderno do pós-guerra, muitos dos quais classificados como Património Mundial pela UNESCO. A partir de uma abordagem interdisciplinar, que implica arquitetos, arquitetos de interiores, historiadores de arte, investigadores da área da construção e especialistas em reabilitação, o atelier Brenne Architekten estuda cada edifício em detalhe e, aceitando respeitosamente a sua história, desenvolve estratégias de intervenção sustentáveis que permitem, simultaneamente, restaurar o seu caráter autêntico e original, com o mínimo de alterações à sua estrutura histórica, e adequá-lo aos atuais padrões de eficiência estrutural, técnica e energética. Winfried Brenne foi vencedor do primeiro Docomomo Rehabilitation Award (DRAW), na categoria “Exemplary lifetime achievement in promoting the legacy of the Modern Movement”, em 2021.

A conferência de Winfried Brenne e Fabien Brenne é de entrada livre e conta com o apoio da Jofebar/panoramah! O atelier Brenne Architekten será apresentado por Helder Casal Ribeiro, da FAUP.

0 comments
Post a comment