O conceito moderno da janela panorâmica – um dos cinco pontos da nova arquitectura defendida por Le Corbusier – professa a maximização dos vãos e a abertura das habitações à luz e à paisagem: a janela torna-se num grande “ecrã”. O sistema panoramah!® concretiza este desígnio moderno de grande amplitude, conferindo-lhe a máxima transparência e o excelente desempenho propiciado pela tecnologia contemporânea.
Trata-se de um sistema de caixilharia de alumínio de correr de última geração que explora as propriedades autoportantes dos vidros, possibilitando a execução de grandes áreas envidraçadas com uma utilização de perfis verticais de alumínio de dimensão mínima e grande elegância. Ao contrário dos sistemas mais tradicionais, o vidro é o componente principal e suporta-se a si mesmo, enquanto o alumínio assume uma função auxiliar de guia de deslizamento, reforço estrutural pontual e garante da estanquidade da janela.
As propriedades mecânicas e estruturais do vidro permitem, assim, remover todos os elementos perimetrais da composição dos sistemas das janelas tradicionais, através da integração da caixilharia nos seus elementos construtivos, tais como paredes, chão e teto, possibilitando uma perspetiva ilimitada e sem interrupções. Os 20mm do perfil vertical são os únicos elementos unificadores, quase impercetíveis, entre as folhas de vidro e que permitem a perfeita impermeabilidade do sistema, potenciando na sua plenitude a área de vidro.
As janelas de correr panoramah!®, na perspetiva do sistema, têm dimensões ilimitadas, embora condicionadas pela capacidade produtiva industrial na transformação do vidro. A sua constituição e modo de funcionamento permitem a perfeita execução e manuseamento das folhas de correr, podendo atingir áreas até 29m2 por painel. Estas folhas de correr, constituídas por uma colagem estrutural vidro/ alumínio, deslizam em cima de um sistema patenteado, composto por uma calha com rolamentos duplos que centram automaticamente os envidraçados e que estão colocados num perfil próprio, removível, colocado no interior do aro perimetral exterior. A sua extrema robustez (podem suportar cargas até 1800kg/ml) e facilidade de manutenção/ substituição (os rolamentos estanques estão inseridos em calhas modulares e removíveis com 1m de comprimento) tornam este sistema extremamente fiável, robusto e com excelente desempenho.
O perfil panoramah!® suporta vidros duplos e triplos até 60mm de espessura e o número de folhas é ilimitado, podendo as mesmas ser motorizadas. Respondendo às exigências técnicas mais rigorosas, a estrutura da janela é construída através de uma ligação estrutural de alumínio endurecido e poliamidas reforçadas, permitindo alcançar desempenhos excelentes. A rutura total da ponte térmica em todos os elementos e o facto de se poderem utilizar vidros triplos permite que se conjuguem performances térmicas (até 0,8 W/m2.K) e acústicas (até 44dB) verdadeiramente excecionais, regularmente testadas e auditadas em laboratórios credenciados.
Para além da inquestionável mais valia e desempenho da tecnologia das janelas panoramah!®, a flexibilidade tipológica que os sistemas de abertura de claraboia, guilhotina, pivotante, batente e oscilo-batente providenciam – também elas com desempenhos técnicos e estéticos de referência – garante a coerência formal de todos os sistemas de abertura de um projeto de arquitetura.
Alusion™
É uma espuma de alumínio que oferece aos arquitectos e designers um efeito visual incomparável, através da aplicação de um produto único e exclusivo, que confere a qualquer projecto uma estética muito própria.
Raia e
Stringray
Inside Space
É a marca do grupo Jofebar que actua no desenvolvimento de paredes amovíveis, divisórias especiais e mobiliário urbano.
Criada em 2009 foi pensada para dar resposta a uma necessidade crescente do mercado relativamente a novas soluções ao nível do design de interiores.
A Inside Space oferece novas soluções de paredes modulares e divisórias, produzidas e comercializadas exclusivamente pela Jofebar, e a sua versatilidade permite adoptar diferentes tipos de revestimento: vidro, madeira, prodema, acrílico, melamina e pladur.
A possibilidade acrescida de incluir iluminação interior confere-lhe um excelente resultado, associado à ideia de “falsa janela”. A própria iluminação pode ser colorida e de intensidade variável, o que permite criar diferentes jogos de luz e cor num mesmo cenário.
Inside Space são, originalmente, paredes de luz, mas a evolução tecnológica, a parceria com entidades externas e o desenvolvimento de protótipos permitem, hoje em dia, a incorporação de outras funcionalidades como a sonorização, projecção, etc.
A aplicabilidade destas soluções de parede é múltipla: Habitação, Espaços comerciais, Stands, Escritórios, Clínicas, Quiosques, Museus, etc.