Hélène Binet | Conferência e lançamento do livro
De John Hejduk a Andrea Palladio: trinta e seis anos de trabalho.
9 Março 2024, 17:00
Fundação de Serralves, auditório
Depois da apresentação por Hélène Binet, segue-se uma conversa da autora com o fotógrafo e investigador Paulo Catrica e a arquiteta Paula Santos.
Acesso gratuito mediante inscrição através do link
“Com base em entrevistas aprofundadas com os autores, esta é a primeira vez que a fotógrafa discute o seu trabalho como um todo, em termos de temas recorrentes, técnicas e evolução.
Ao longo de trinta e seis anos, Hélène Binet fotografou arquitetura contemporânea e histórica. Desde a sua infância na aldeia piscatória italiana de Sperlonga e em Roma, passando pela sua “descoberta” precoce do fotógrafo de arquitetura Lucien Hervé, até outras influências significativas, como a Architectural Association em Londres, onde conheceu Zaha Hadid, Binet enquadra o seu trabalho no âmbito conceptual da fotografia de arquitetura.
Binet questiona se uma fotografia de arquitetura é um inventário de um edifício ou espaço, uma tradução para uma imagem bidimensional ou, pelo contrário, uma imagem em si mesma; um artefato que se relaciona vagamente com o objeto ou fenómeno original.”
O livro que chegará às livrarias a 18 de março, estará disponível para compra no dia do evento em exclusivo na Fundação de Serralves. A sessão, com o apoio da Jofebar / panoramah! é organizada pela Livraria de Serralves em colaboração com Whole Women, projeto de Susana Almeida e Marta Brandão.